domingo, 10 de abril de 2011

A necessidade faz o homem

Necessário é tudo aquilo que é fundamental diretamente ou indiretamente para a vida ou o bem-estar do homem. Nesse aspecto fica nítido que a necessidade irá modelar o homem: seu caráter, sua personalidade e porque não dizer: sua vida.


Algumas vezes quando a necessidade se coloca a frente do homem, essa o leva a um patamar superior, ou seja, o faz crescer. Um bom exemplo para ilustrar tal afirmação, é quando as pessoas saem da sua fase de adolescência e são confrontados com novos obstáculos impostos pela vida. Diante de tais obstáculos o individuo acaba se tornando mais responsável e consequentemente mais maduro. Este é um caso onde a necessidade leva o individuo ao crescimento.


O resultado que a necessidade vai trazer ao homem depende de sua reação perante a mesma. Nem sempre as pessoas sabem lidar com as situações adversas que surgem em suas vidas e isto leva o individuo a decrescer.


Esta triste realidade pode ser observada hoje na nossa sociedade. Devido a grande competitividade gerada pelo capitalismo, as pessoas se tornaram extremamente individualistas, de tal modo como nunca visto em toda a história da humanidade. Isso evidencia que a necessidade pode fazer com que o homem se torne pior.


A reação do homem é o critério mais importante para determinar se uma nova necessidade se tornará uma oportunidade de crescimento ou uma tragédia. Assim é perceptível que o mais relevante frente às necessidades será, de fato, a nossa postura, ou seja, nossas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário