domingo, 22 de maio de 2011

O que você tem sido para o mundo?

Hoje vi uma cena que me tocou profundamente. Não sei dizer exatamente o porquê, mas posso tentar explicar o que sentir com a limitação das palavras. Fui até o shopping, passei em algumas lojas, fiquei seduzido pelas ultimas tecnologias que vi nas lojas de eletrônicos, comprei um mouse e fui ao supermercado que é integrado ao shopping.


Comprei alguns alimentos para comer e ao chegar ao caixa me deparei com uma cena que me fez sentir algo inexplicável e me arrancou lágrimas: um homem muitíssimo simples, vestido com roupas encardidas, com a pele marcada pelo cimento, comprava para suas duas filhas que o acompanhavam doces e chocolates. Talvez você esteja se perguntando: “e o que tem isso demais?” A questão é que mesmo aquele homem aparentando viver uma situação financeira precária, ainda sim ele aparentava se preocupar com suas filhas, em ver a felicidade delas. Mas as minhas lágrimas não foram só por isso, foram principalmente por causa da injustiça do mundo.


As pessoas de nossa sociedade são extremamente egoístas, ou melhor, porque não tirar essa responsabilidade dos outros e dizer: nós somos muito egoístas. Enquanto milhões de pessoas estão vivendo em uma situação de miséria extrema ou de grande precariedade, sem direito a alimentação, saúde, educação e por vezes até água, estamos em nossas casas na frente dos nossos computadores preocupados com o que os famosos de hollywood fizeram durante a sua semana.


O exemplo acima foi apenas uma ilustração, mas evidencia o quanto nós estamos gastando nosso tempo se preocupando com coisas fúteis de uma realidade que nem existe enquanto milhões de pessoas estão sendo oprimidos no mundo real.


Então antes de dormir pense no que você tem sido para o mundo, em que tipo diferença você tem feito, se tem tornado aqui um lugar melhor ou está apenas existindo, contribuindo – ainda que pela omissão – para fazer desse mundo o inferno real.
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário